Os Lusíadas e Mensagem: "O dos Castelos"
Classifique as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F): | ||||||
1 - Este poema de Mensagem está inserido na segunda parte - BRASÃO - e, dentro desta, num primeiro momento - Os Campos. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
2 - O campo é a parte interior do escudo que, no caso do brasão português, tem duas partes: a dos Castelos e a das Quinas. Daí o título do poema: "O [campo] dos Castelos". | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
3 - O outro poema que compõe este primeiro momento chama-se "O das Quinas". | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
4 - A Europa aparece personificada neste poema de Mensagem. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
5 - A Europa aparece como uma figura feminina de "românticos cabelos" e "Olhos gregos" -"heranças" respectivamente do Norte (gregos) e do Sul (românticos); apoiando o rosto - que é Portugal - na mão direita, a Europa olha fixamente para Ocidente. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
6 - O "olhar esfíngico e fatal" dá conta da atitude expectante e contemplativa, enigmática e misteriosa, com que o velho continente "Fita (...) O Ocidente" que representa a sua vocação histórica, o "futuro" que a Europa já desvendou no "passado" e que se apresenta, agora, como promessa de futuro. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
7 - Podemos afirmar que a posição dos "cotovelos" evoca as raízes culturais da identidade europeia. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
8 - A posição dos "cotovelos", estrategicamente colocados em Itália e Inglaterra, reitera a referência às raízes culturais da identidade europeia, o Norte e o Sul, a cultura romântica e a cultura grega. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
9 - "Jazer" significa "estar deitado" mas também "estar morto ou como morto". | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
10 - Poderá entrever-se, no uso deste verbo, uma referência à necessidade de "despertar um continente adormecido" que será conduzido por Portugal na procura de um novo império espiritual. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
11 - O último verso do poema evidencia o papel que o sujeito poético preconiza para Portugal: guiar a Espanha. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
12 - A construção poética passa também pelo jogo no espaço e no tempo: Oriente/Ocidente; Futuro/Passado.
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A) V | ||||||
B) F | ||||||
13 - Os versos supra mencionados pertencem a Vasco da Gama que apresenta a Europa e Portugal ao rei de Melinde. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
14 - Tal como no poema da Mensagem, Portugal é aqui apresentado como "cume da cabeça/De Europa toda". | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
15 - Neste excerto de Os Lusíadas o olhar para o passado é focalizado na vocação asiática de Portugal. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
16 - Neste excerto faz-se referência à expulsão dos Mouros do seu próprio território e às campanhas africanas de D. João l, D. Duarte, D. Afonso V e D. João II que deram origem à ocupação de vários pontos do Norte de África. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
17 - Em ambos os textos não há qualquer sentimento de patriotismo. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
18 - No poema de Pessoa, salienta-se o nacionalismo profético da referência ao papel que cabe a Portugal na liderança da Europa. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
19 - Nos versos de Camões é visível o confessado amor do narrador - Luís de Camões - pela "ditosa pátria" onde deseja morrer depois de ter levado a cabo a sua missão. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
20 - O que os versos de Camões têm de misterioso os de Pessoa têm de afirmativo. | ||||||
A) V | ||||||
B) F | ||||||
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